sexta-feira, 24 de agosto de 2012

As empresas ocidentais começaram a “abrir os olhos” para a Samsung.

Muitas vezes, notamos como se apresentam algumas grandes corporações para o mundo. Poucas vezes, porém, perguntamos como elas surgiram e o que a sustenta no mercado como marca vencedora. Este é o caso da Samsung Electronics e seu sucesso nos dias atuais na área de tecnologia.

A Samsung não é exatamente uma empresa nova. Na verdade, nem é uma empresa, no sentido exato da palavra, mas um conglomerado, que responde por um quinto do PIB da Coréia do Sul, e que tem como subsidiárias: Samsung Electronics (Information Technology), Samsung Heavy Industries (Navios), Samsung Engineering e Samsung C&T (Construção), a Samsung Techwin (Armamento e equipamentos óptico-eletrônico), Samsung Life Insurance (Seguradora), Samsung Everland (Parque temático) e a Cheil Worldwide (Propaganda).

O conglomerado começou a ser formado no ano de 1948 (Lee Byung-chull e Cho Hong-jai).

Sua aventura pelo mundo da tecnologia eletrônica, com a Samsung Electronics, iniciou-se no final dos anos 60 e seu grande salto foi dado no início dos anos 80, com forte investimento em pesquisa e desenvolvimento. Atravessou crises mundiais, sobreviveu, cresceu e não parou mais de dominar mercados. Para que situemos melhor de quem estamos falando, somente a Samsung Electronics, no ano de 2011, teve um faturamento de aproximadamente USD 148 Bilhões e um lucro de aproximadamente USD 13 Bilhões. Não é pouca coisa, não!

Mas, o que faz uma empresa tornar-se e manter-se uma empresa de sucesso? Autores George Day e David Reibstein defendem a ideia de que vantagens competitivas são baseadas nos “assets” e “capabilities” que uma empresa é capaz de criar. A combinação entre os ativos e as competências é o que permitirá esta empresa ser não apenas diferente, mas superior a seus rivais. Isto se dá através de: 1) conhecimento tácito e habilidades criadas e acumuladas nos empregados; 2) Conhecimento inserido nos sistemas, processos, software, etc; 3) Sistemas de gerenciamento do conhecimento, para controle e criação de mais conhecimento; 4) Valores e normas que regulam a coleta e uso deste conhecimento.

Voltando à Samsung, sua história nos dá pistas claras de como esta vantagem foi criada e sustentada ao longo do tempo. A Samsung, na parte de semicondutores, iniciou com um foco claro em produção em escala, mas logo aprendeu que precisaria inovar, para permanecer neste mercado. A inovação é um elemento muito forte como característica de sua estratégia e está representada na visão da empresa que diz “Inspirar o mundo, criar o futuro”.

Mas isto não seria possível sem um compromisso absoluto de seus funcionários, buscando e criando conhecimentos que pudessem ser revertidos em resultados para a empresa. Apenas como ilustração, em determinado momento de sua história, a empresa decidiu pela construção de uma fábrica, que levava aproximadamente 2 anos para ser construída. Com o empenho, aspecto inovador, busca de conhecimento, a fábrica foi construída em 6 meses. Isso mesmo, um quarto do tempo!

A força de uma empresa como esta, a consistência em sua estratégia e o altíssimo comprometimento de sua liderança, que pensa a empresa como parte de sua vida e não somente como parte de sua carreira, explica o sucesso que ela tem nos diversos segmentos, tais como semicondutores, TVs, Mobile Phones, etc.

Particularmente, me chama a atenção ver o que aconteceu no mercado de telefonia celular. Enquanto o mundo encantava-se com o sucesso do iPhone e de seu domínio sobre o mercado dos “Smartphones”, muitos questionavam a posição da Nokia, que respondia com uma liderança na produção de telefones celulares (featured + smartphone) com um market share de aproximadamente 23% (2Q 2011), segundo o instituto Gartner. Embora sendo um forte competidor, a Samsung com seus 16% representava, aparentemente, uma ameaça sob controle. Poucos poderiam dizer que a Nokia, com aproximadamente 14 anos liderando a produção de telefones celulares permitisse a aproximação e, pior, fosse ultrapassada pela Samsung. Pois eis que o pior (para a Nokia) aconteceu. Em 2012 a Samsung passou a liderar o mercado com um market share de 22%, contra 20% da Nokia.

O que explica isto? Alguns poderiam recorrer a eventos esporádicos associados à economia. Outros, talvez, à tecnologia.

Olhando para a evolução da Samsung Electronics, para as características de sua estratégia, para a adequação desta estratégia ao ambiente macro em que a empresa está inserida, à obsessão pela busca de inovação, como forma de sobrevivência e, finalmente, à sua liderança forte, segura, comprometida, visionária, eu prefiro pensar que a empresa, até então, foi capaz de criar o que Porter chama de uma vantagem competitiva sustentável e tendo a crer que ela pode durar mais algum tempo, fazendo com que vejamos o surgimento de novos “players” emblemáticos vindos do oriente, como aconteceu com empresas japonesas nas há algumas décadas.

As empresas ocidentais que abram seus olhos!

Como disse Jong-young Yun (CEO da Samsung Electronics), “velocidade é a chave para qualquer produto perecível, e isto é válido desde sashimis até telefones celulares”.

Bom fim de semana!
Moacyr Ferreira


 

 

4 comentários:

  1. Oi Moacyr,

    Não sabia que a Samsung é tão grande assim e tem tantos ramos de atuação. Acho que para nós aqui no Brasil, como consumidores, acabamos só enxergando o 'braço' eletrônico dela.

    Você comenta que "o grande salto foi dado no início dos anos 80, com forte investimento em pesquisa e desenvolvimento". Isto deve ter coincidido com o investimento maciço em educação feito pelo governo e foi justamente o início da fase em que os países daquela região ficaram conhecidos como os 'tigres asiáticos'.

    Como parte da explicação do sucesso da Samsung, você mencionou o conhecimento (geração, aplicação e renovação), a estragégia, a inovação, a lidernaça, e... o comprometimento.

    A sensação que tenho é que nos falta especialmente este último. Não só nas empresas e no trabalho, mas no trânsito (as pessoas não se respeitam), na política (veja a triste situação no Brasil) e, principalmente na vida pessoal.

    As pessoas estão encantando-se com um mundo de faz de conta, de aparências. Um mundo facebookiano ou fakebookiano. E isto se reflete em tudo, também nas empresas.

    Não nos falta inteligência, competência, talento, inovação, estratégia. Falta-nos, na minha opinião, comprometimento para executar aquilo que dizemos que vamos executar. Esta é a minha tristeza atualmente em relação ao que vejo por aí...

    Os orientais são mais disciplinados neste aspecto. Goste-se ou não. Concorde-se ou não, eles são melhores do que nós em seguir regras, ou se preferir, cumprir o combinado, ou seja, ser comprometido.

    Para nós, eu diria mais amplamente, não apenas as empresas, mas as sociedades deveriam abrir os olhos.

    Forte Abraço, Leandro

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  2. Oi, Leandro.
    Obrigado pelo comentário.
    O processo de transformação coreano começou no pós-guerra.
    O governo incentivou o desenvolvimento das indústrias locais e também investiu em educação.
    O sucesso da Samsung explica-se, em parte, pela conscientização de que somente a inovação poderia mantê-la em uma posição de liderança.
    No começo, ela foi mais seguidora do que líder, de fato.
    O grande desafio veio depois, onde ela já líder, precisava direcionar o processo de inovação.
    Muito investimento se seguiu, mas, certamente a visão da liderança e a capacidade de execução, baseado em muita disciplina, foram elementos chave para o sucesso.
    Abs

    Moacyr

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  3. Interessante artigo Moacyr, colocando as coisas em perspectiva e se a Samsung é um tiranossauro Rex, a gente seria uma bela lagartixa rex (tinha um professor na FGV que sempre fazia esta analogia). Nossas vendas são do tamanho do lucro deles....Chamou-me a atenção a visão da empresa, e o exemplo da fábrica pareceria ser esta visão colocada na prática. Acho que isto é algo fundamental e presente em todas as empresas exitosas, ter um objetivo transcendental que leve às pessoas a irem além do simples cumprimento do dever e por o coração junto ao cérebro e músculo. Abs. Fernando.

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    1. Obrigado Fernando. Eu não tinha a dimensão do que é eta empresa. Um fato interessante é o suporte do governo Coreano, traçando um plano para décadas à frente se tornar um país desenvolvido, o que está acontecendo ultimamente. Outro fato interessante, sobre a Samsung, é a presença de uma liderança transformacional e a disciplina da força de trabalho. Vamos acompanhar os próximos passos para ver até onde pode ir uma empresa como esta, mas, se levarmos em conta o que eles têm feito, inclusive passar Nokia e Apple no mercado de celulares e smartphones, respectivamente, não é pouca coisa, não.
      Abs
      Moacyr

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